A Capitania dos Portos do Maranhão foi acionada na noite deste sábado (19) para realizar o resgate de um barco com 25/26 imigrantes que ficou à deriva já próximo ao município de São José de Ribamar, região Metropolitana da capital São Luís.
A Companhia dos Portos acredita que os imigrantes estariam há 35 dias à deriva no mar quando foram encontrados por pescadores do litoral do Ceará, que trouxeram o grupo até o litoral do Maranhão.
A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Maranhão, informou que os imigrantes estavam vindo de países africanos como Senegal, Nigéria e Guiana. Dentre os tripulantes estariam dois brasileiros.
Por haver estrangeiros na embarcação, uma equipe da Polícia Federal foi acionada e vai apurar se houve crime no transporte dessas pessoas ao país e vai avaliar a situação jurídica delas no Brasil.
Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionadas. Os imigrantes receberam cuidados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Araçagi.
Após atendimento médico, eles foram encaminhados para o Ginásio Costa Rodrigues em São Luís, onde receberam refeições e estão alojados por tempo indeterminado.