A Barragem Mesa de Pedra atingiou volume máximo e sangrou no último sábado (19), devido às fortes chuvas em Valença, na região Sul do Piauí. Esse processo de sangramento ocorre em algumas barragens quando as chuvas são muito intensas e provocam grandes acumulados de água.
Os comerciantes das imediações da barragem tiveram que abandonar seus pontos depois que a água invadiu as barracas que ficam no entorno da barragem.
No domingo (20), o nível da água se manteve alto e alguns comerciantes voltaram ao local para observar e torcer que a água baixe para acessarem as barracas e catalogarem os prejuízos.
Muitos comerciantes não acreditavam que o nível da água subisse ao ponto de invadir as barracas e com isso não conseguiram retirar geladeiras, freezer, sinuca, fogão etc.
Segundo moradores, na última segunda-feira a água invadiu duas barracas e neste fim de semana a inundação atingiu todas elas que estão no mesmo nível. A Barragem Mesa de Pedra tem capacidade para 65 milhões de metros cúbicos de água, e é uma das maiores do estado.