Jéssica Monteiro, de 24 anos, está presa com o filho recém-nascido de apenas 2 dias, no 8° Distrito Policial, no Brás, em São Paulo.
Ela foi detida na sexta-feira passada (9) com 90 gramas de maconha. Ela teve trabalho de parto no domingo (11), quando deveria ir à audiência de custódia. O juiz responsável pelo caso optou por manter ela na prisão.
Do hospital em que teve seu parto, Jéssica foi escoltada com o recém-nascido de volta à carceragem. Ela está juntamente com a criança em uma cela de cerca de dois metros quadrados, suja e com mal cheiro. Policiais auxiliam com água morna para limpar o bebê, porém, o local não dispõe de higiene.
O advogado de Jéssica disse que solicitou prisão domiciliar, mas foi negado. Inclusive a promotora Ana Laura Ribeiro Teixeira Martins, que participou da audiência, também está gravida.
O delegado José Willy Giaconi Júnior já fez o pedido à justiça para remover a mãe e a criança para um local adequado. “Nós estamos tentando junto à secretaria de administração penitenciária. uma vaga em um hospital penitenciário que tenha mais condições de manter uma criança com apenas dois dias”, disse o delegado.