Benefício do Bolsa Família é bloqueado para 20,5 mil famílias

Supostas fraudes ocasionaram bloqueio ou cancelamento. Confira!

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cerca de 20,5 mil famílias residentes na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo e Mesorregião do Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, tiveram benefício do Bolsa Família bloqueado ou cancelado pelo Governo Federal. O corte ocorre por inconsistências no Cadastro Único e devido supostas fraudes no programa.

Em São José dos Campos, mais de 5 mil pessoas foram atingidas pela medida. Em Taubaté, são cerca de 1,2 mil pessoas. Pelas regras, as famílias que têm direito a receber o benefício devem se enquadrar em algumas faixas específicas. Uma delas é ter uma renda mensal familiar de até um quarto do salário mínimo, ou seja, receber até R$ 234.

A secretária de Apoio Social de São José dos Campos, Edna Tralli, informou que a cidade não perdeu benefícios. Segundo ela, o Ministério do Desenvolvimento Social realiza um rodízio na gestão das informações e quando existe uma atualização da renda e a pessoa não informa, o próprio sistema faz a leitura e suspende o direito.

O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, ou quando houver alguma alteração financeira na família. Essa ação pode ser realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das cidades. A responsabilidade das informações é do próprio beneficiário.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES