Bicentenário da Independência estreia com grande repercussão

Exibição da primeira reportagem do Bicentenário da Independência foi um sucesso. A primeira contou a história de Campo Maior do Piauí e Campo Maior de Portugal.

Reportagem | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com uma iniciativa inédita no Brasil, promovendo a valorização do Piauí desbravando territórios, o especial "200 Anos - Bicentenário da Independência”, produção do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), começou a ser exibido na quinta-feira (31). O programa conta a história de nove localidades que possuem o mesmo nome entre o Piauí e Portugal. 

Desta forma é possível traçar uma narrativa sobre o processo de independência do Brasil a partir do olhar piauiense de Cinthia Lages e Danilo Romero. A equipe da Rede Meio Norte desembarcou em Portugal para uma viagem que mostra semelhanças culturais entre os dois povos.

A primeira exibição foi para lá de especial, com grande repercussão, e contou a história da Campo Maior daqui e a Campo Maior de lá. Começando pela terra da carne de sol, que tem a paisagem embelezada pelas carnaúbas, a equipe mostra detalhes da cidade que lutou bravamente pelo verdadeiro grito de independência do Norte e Nordeste do Brasil, às margens do Rio Jenipapo. 

Programa conta a história de nove localidades do Piauí e Portugal que possuem o mesmo nome - Foto: Reprodução

Nessa viagem pelo Piauí, a Rede Meio Norte mostrou a história de Zé Didor, museólogo e historiador que possui um dos maiores museus particulares do Brasil em Campo Maior, com mais de 96 mil peças. Santo Antônio, cuja imagem foi encontrada por vaqueiros, tem a história contada no especial, que está disponível no YouTube.

Já em Campo Maior de Portugal, Cinthia mostrou detalhes históricos da pequena vila localizada na região do Alentejo, a cidade onde tudo se faz flor, como diz o lema turístico do local. A paisagem da vila de 8 mil habitantes mostra os casarões do centro do país europeu, na cidade de Porto Alegre. O vinho tem forte produção na região em razão das diferenças de temperatura.

Cinthia Lages mostrou detalhes históricos das duas cidades - Foto: Reprodução

Assim como a Campo Maior do Piauí, que teve a Batalha do Jenipapo, muitos conflitos bélicos contra a Espanha foram em solo campomaiorense do lado de lá do Atlântico. Outra semelhança é a carne. A produção de carne alentejana é famosa, assim como a carne de sol piauiense. 

Após a exibição das matérias, para celebrar o resultado da produção jornalística, o Teatro 4 de Setembro foi palco do espetáculo musical "Batalha do Jenipapo: as vozes dos esquecidos", que lembrou o confronto ocorrido em 13 de março de 1823, decisivo para a independência do Brasil.  A montagem é de Franklin Pires.

Teatro 4 de Setembro foi palco do musical 'Batalha do Jenipapo' - Foto: Raíssa Morais

Iniciativa do GMNC recebe elogios

"Meus parabéns para a Cinthia Lages e a Meio Norte. Não teve como não se emocionar assistindo ao programa. Vocês conseguiram passar para nós a riqueza de ser piauiense e perceber a influência lusitana em nossa formação, como campomaiorense me emocionei e o coração bateu mais forte. Viva a independência, Deus salve o Piauí.", Gean Medeiros.

Gean Medeiros - Foto: Reprodução

"Foi um prazer recebê-los aqui em Campo Maior, oxalá eu tenha oportunidade de visitar Campo Maior no Brasil. Mais uma vez um muito obrigada do fundo do coração. Beijos para toda a equipe.", Maria Isabel (empresária dona de restaurante).

"Foi um imenso prazer e uma enorme alegria poder partilhar a história de Campo Maior com um povo amigo e irmão como o povo brasileiro. Os vossos repórteres foram muito amáveis", Sergio Carvalho - diretor do Centro de Fortificação - Campo Maior.

Sergio Carvalho - Foto: Reprodução

“Parabéns pelo programa! Gostei, mas não consegui ver tudo. Aqui passou às 1h. Vi até o teatro, mas vou assistir tudo depois na internet.”, Daniel Ribeiro - Historiador - Campo Maior .

Daniel Ribeiro - Foto: Reprodução

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES