Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22.
Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, não a famosa Amazon, mas a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.
O bilionário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.
Fizeram parte da viagem, além dele:
- seu irmão, Mark Bezos;
- a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço;
- e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso.
Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave, que fez um voo autônomo.
A cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.
O voo durou cerca de 10 minutos. Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço.
VEJA COMO FOI A VIAGEM
O "passeio" de Bezos com a cápsula New Shepard aconteceu uma semana depois de outro bilionário realizar uma viagem parecida. Richard Branson, dono da Virgin Galactic, fez seu primeiro voo no último dia 11. Ambos pretendem explorar o mercado do turismo espacial.
A data definida, 20 de julho, é simbólica: 52 anos atrás, o homem chegava à Lua.
Ao pousar, Jeff Bezos disse que estava se sentindo "incrivelmente bem".