Bill e Melina Gates vão doar U$100 milhões para combater COVID-19

Fundo será destinado ao diagnóstico e tratamento

Bill e Mellina | Crédito: Bill & Mellina Gates.
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou hoje que comprometerá imediatamente até US$ 100 milhões para o combate ao novo coronavírus de 2019 (covid-2019). O financiamento ajudará a fortalecer os esforços de detecção, isolamento e tratamento, além de proteger populações em risco, desenvolver vacinas, tratamentos e diagnósticos. O novo financiamento inclui US$ 10 milhões da fundação comprometida apenas com o surto no final de janeiro.

Crédito: Bill & Mellina Gates.

“Organizações multilaterais, governos nacionais, setor privado e filantropos devem trabalhar juntos para diminuir o ritmo do surto, ajudar os países a proteger seus cidadãos mais vulneráveis e acelerar o desenvolvimento de ferramentas para controlar essa epidemia”, disse Mark, CEO da Fundação Gates. “Nossa esperança é que esses recursos ajudem a catalisar uma resposta internacional rápida e eficaz. Essa resposta deve ser guiada pela ciência, não pelo medo, e deve basear-se nos passos que a Organização Mundial da Saúde adotou até o momento”, acrescenta.

A Fundação Gates está contribuindo com mais recursos - em estreita coordenação com outros doadores - para ajudar a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os respondentes da linha de frente da China e outros nos níveis global e nacional. 

A OMS declarou o surto de COVID-19 uma emergência de saúde pública de interesse internacional em 30 de janeiro, citando os riscos que o vírus representa globalmente e a necessidade de um esforço coordenado em todo o mundo para melhorar a preparação, especialmente em ambientes frágeis. O governo da China também declarou uma emergência nacional de saúde pública e mobilizou um esforço nacional para conter o vírus e tratar as pessoas infectadas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES