Biólogos salvam tartaruga gigante que engoliu artefato de pesca

“Vamos continuar cuidando dela”, afirma a bióloga

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um vídeo publicado por um grupo de biólogos neste sábado (26) mostra a remoção de um petrecho, artefato usado na pesca, de cerca de um metro que estava dentro do estômago de uma tartaruga cabeçuda que encalhou e foi resgatada em Itanhaém, no litoral de São Paulo. A tartaruga é uma fêmea adulta e pesa quase 100 kg.

Moradores avistaram o animal vivo na areia e, após a Guarda Municipal ser acionada, o Instituto Gremar resgatou o réptil.

De acordo com informações da bióloga Andrea Maranho, do Instituto Gremar, essa é a primeira vez que eles fizeram uma remoção de um objeto tão grande assim. "Antes de pensarmos em tirar o petrecho, foram feitos diversos exames e radiografias. Apenas depois de termos a certeza de que ela não estava com um anzol no esôfago que conseguimos retirar”, explicou.

A tartaruga cabeçuda permanece em observação no Instituto Gremar, já que está com uma séria lesão na nadadeira esquerda, devido a um outro pedaço de petrecho de pesca. “Vamos continuar tratando da tartaruga e não existe uma previsão para que ela volte ao mar, depende muito de como ela vai reagir ao tratamento”, finalizou a bióloga.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES