Boris Johnson: relembre os escândalos do ex-primeiro ministro Britânico
- Alegações de má conduta contra Pincher
A crise que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson enfrenta agora pode ser a mais grave para sua liderança até agora - mas definitivamente não é a primeira
- Alegações de má conduta contra Pincher
Pincher, vice-chefe dos conservadores, renunciou na semana passada após alegações de que apalpou dois convidados em um jantar privado.
Pincher não admitiu as acusações diretamente, mas disse a Johnson em uma carta que “na noite passada eu bebi demais” e “envergonhei a mim e a outras pessoas”.
Downing Street lutou para explicar por que Pincher estava no governo em primeiro lugar, em meio a uma onda de revelações sobre sua suposta conduta anterior, negando que Johnson soubesse algo específico sobre as alegações.
Na terça-feira, surgiu uma queixa contra Pincher no Ministério das Relações Exteriores há cerca de três anos e que Johnson foi informado sobre o que aconteceu. Downing Street então disse que havia esquecido.
Johnson reconheceu que “foi um erro” nomear Pincher para seu governo na terça-feira, mas o dano já havia sido feito.
A onda de renúncias do governo começou poucos minutos depois que ele se desculpou pela decisão, com o chanceler Rishi Sunak e o secretário de Saúde Sajid Javid entregando seus avisos.
Nas 24 horas seguintes, dezenas acompanharam o movimento.