Uma explosão provocada por um vazamento de gás deixou sete pessoas feridas na manhã deste sábado (18), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os feridos estão cinco crianças. Uma delas, de um ano de idade, teve queimaduras em 90% do corpo e está internada em estado grave, segundo o posto policial do Hospital da Restauração, unidade de saúde para onde as vítimas foram levadas.
As outras crianças, sendo duas de três anos de idade, uma de nove anos e outra de oito anos, apresentaram queimaduras no rosto, no tórax e nos membros. Além delas, uma mulher de 24 anos, mãe de duas crianças, e um homem de 62 anos, avô de todos os menores de idade. Todos foram inicialmente socorridos por vizinhos.
"Eu tinha combinado de fazer um trabalho com o meu amigo e quando cheguei lá, encontrei todo mundo queimado. A mangueira do botijão ainda estava pegando fogo", conta o operador Carlos André, amigo do avô das crianças e responsável por prestar os primeiros socorros.
Depois de serem atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os feridos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento de Engenho Velho, em Jaboatão. Em seguida, foram transferidos para o setor de queimados do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. Os feridos chegaram ao hospital por volta das 10h30.
Segundo o comissário da Polícia Civil Jurandir Paz, do posto policial do HR, os dois adultos estão conscientes. "Uma delas é a mãe da criança de um ano que também se feriu, e o outro é o avô do menino. Eles contam que o botijão foi trocado por volta das 7h30 por uma pessoa que sempre costuma vender gás a eles. Pouco depois, eles começaram a sentir um cheiro forte de gás", conta.
Ainda de acordo com o comissário, os dois adultos são pai e filha e chegaram conscientes à unidade de saúde. Segundo Jurandir, eles afirmaram não ter fumado perto do botijão de gás. "Eles disseram que não houve nenhuma fagulha perto e que só sentiram o cheiro de gás", afirma.