Nesta sexta-feira (23), o Brasil alcançou a marca inédita de 49.969.095 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. A meta de imunização é de 90% da população e a orientação do Ministério da Saúde é prosseguir com a vacinação enquanto houver doses disponíveis. Os dados podem ser conferidos diariamente pelo LocalizaSUS.
No dia 12 de maio de 2023, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação com o objetivo de aumentar a cobertura contra a doença antes do inverno, período em que as infecções respiratórias costumam aumentar. Os dados são resultados do programa de vacinação.
“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. Precisamos retomar a confiança da população nas vacinas”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A orientação é para que estados e municípios estendam a vacinação enquanto tiverem doses disponíveis. A recomendação é para que a população consulte as informações locais para saber onde se vacinar.
Anteriormente, a vacina contra a gripe estava sendo administrada somente em idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional, e população privada de liberdade.
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina assegura menos complicações à população de risco e evita hospitalizações e mortes de pessoas com problemas de saúde e idosos. Os dados mostram que 50,74% das doses tomadas são de pessoas gestantes, idosas, trabalhadores de saúde, professores e brasileiros com puérperas.
Por ordem de vacinação contra a Influenza, o estado de São Paulo assume a primeira posição no ranking, seguido por Minas Gerais, e por fim, Acre na última posição com quase 110 mil doses aplicadas na população geral desde o decreto do Ministério da Saúde.
DOSES APLICADAS
Sudeste - 19.911.240
Nordeste - 14.131.351
Sul - 7.523.536
Centro-Oeste - 4.573.466
Norte - 3.829.502