Butanvac: desenvolvimento da vacina contra Covid-19 interrompido após falhas em testes de fase 2

O imunizante, que prometia ser uma solução brasileira contra a Covid-19, não atingiu os níveis esperados de anticorpos nos ensaios realizados em seis centros no Brasil.

Funcionário do Instituto Butantan faz a inspeção dos ovos para produção da vacina Butanvac | Divulgação/Butantan
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto Butantan anunciou a suspensão do desenvolvimento da vacina Butanvac após falhas nos testes clínicos de fase 2. O imunizante, que prometia ser uma solução brasileira contra a Covid-19, não atingiu os níveis esperados de anticorpos nos ensaios realizados em seis centros no Brasil. A decisão de interromper o projeto foi baseada na falta de imunogenicidade adequada observada durante os testes.

CORONAVÍRUS

Desenvolvida com tecnologia do Hospital Mount Sinai, em Nova York, a Butanvac foi inicialmente anunciada pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, em 2021. A vacina utiliza o vírus da doença de Newcastle modificado para apresentar a proteína Spike do coronavírus. Apesar das expectativas, a Butanvac não conseguiu igualar ou superar a resposta imunológica observada com a vacina da Pfizer, que foi usada como comparação nos estudos.

ESTUDOS

O Instituto Butantan informou que, apesar da interrupção do desenvolvimento da Butanvac, continuará a avaliar os participantes do estudo por um ano. O instituto está agora concentrado em explorar novas rotas de pesquisa, incluindo vacinas baseadas em mRNA, e recebeu um investimento de R$ 386 milhões do Ministério da Saúde para avançar nessa direção e na produção de soros liofilizados.

Com informações da Folha de São Paulo

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES