Caixas-pretas revelam dados importantes sobre a queda de avião em Vinhedo

Caixas-pretas do ATR 72, que caiu em Vinhedo e causou 62 mortes, registraram com sucesso diálogos e dados críticos do voo, confirmam autoridades.

Caixas-pretas foram retiradas do avião que caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9) | Divulgação/FAB
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou nesta terça-feira (13) que as caixas-pretas do ATR 72, que caiu em Vinhedo (SP) na semana passada, registraram com sucesso tanto as vozes quanto os dados técnicos da aeronave. O acidente, que resultou na morte de 62 pessoas, está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em Brasília. 

INVESTIGAÇÃO

As caixas-pretas, essenciais para entender o que ocorreu, incluem o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR). Os especialistas do Cenipa estão analisando minuciosamente os registros do CVR para identificar diálogos e alarmes sonoros que possam ter ocorrido antes da queda. Simultaneamente, o FDR está sendo processado para converter dados técnicos em informações compreensíveis. 

Enquanto os gravadores estão sendo analisados desde sábado (10) no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Brasília (DF), os dois motores do avião serão analisados em São Paulo para verificar se estavam com potência no momento do acidente.

"O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente.", afirmou Moreno.

No sábado, o chefe do Cenipa já tinha confirmado a extração de todo o conteúdo das duas caixas-pretas retiradas do avião que caiu em Vinhedo (SP). "Os dados foram obtidos, validados. E agora aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo, regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade."

COLABORAÇÃO

Ele reforçou que o relatório preliminar será divulgado em 30 dias e afirmou que as análises também contarão com a colaboração de investigadores do BEA da França e do TSB do Canadá, países envolvidos na fabricação da aeronave e seus motores.

Além das investigações técnicas, as autoridades locais e federais estão trabalhando em paralelo para esclarecer as circunstâncias do acidente. A Polícia Civil e a Polícia Federal estão conduzindo inquéritos criminais, com esforços concentrados para oferecer respostas e conforto às famílias das vítimas. As caixas-pretas, que são pintadas de laranja para facilitar a localização, desempenham um papel crucial na investigação e na prevenção de futuros acidentes aéreos.

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES