O calor em Teresina aumentou significativamente em Teresina nos últimos dias, alcançando temperaturas próximas dos 40ºC. Na tarde desta segunda-feira (6), a temperatura chegou a 38ºC, mas segundo o site Climatempo, a sensação térmica é de 39ºC. Esse não foi o recorde deste ano. Segundo o Climatempo, a temperatura mais elevada em Teresina foi de 39,1°C, em 29 de agosto. No domingo (5), a máxima chegou a 38,9°C.
Devido às condições climáticas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo potencial até as 20h desta segunda-feira (6) em razão da baixa umidade do ar. O alerta já vinha acontecendo nos últimos dias e vale para quase todo o Piauí, exceto a região Norte.
Segundo o INMET, as medidas preventivas devem ser tomadas para evitar riscos à saúde, tais como:
- Beber bastante líquido.
- Evitar desgaste físico nas horas mais secas.
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
B-R-O-Bró
As altas temperaturas e a baixa umidade são características do período chamado B-R-O-Bró. Segundo a Gerência de Hidrometereologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), há predomínio de condição de tempo quente e seco pelos próximos dias.
Previsão do tempo para os próximos dias
Nesta semana, as temperaturas máximas devem ficar acima dos 37ºC. No feriado de 7 de setembro (terça-feira), não há previsão de chuva, com tempo ensolarado a parcialmente nublado, temperaturas mínimas de 22°C e máximas de 39ºC. Na região sudoeste do Piauí, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%.
Na quarta-feira, 8 de setembro, o tempo ficará ensolarado a parcialmente nublado, com temperatura máxima de 38ºC e mínima de 19°C e umidade do ar chegando a 25%, o que também é considerada baixa e merece atenção.