A Campanha Natal Natureza, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), atravessa barreiras geográficas e vai tornar mais alegre o fim de ano de crianças venezuelanas refugiadas em Boa Vista, capital do estado de Roraima. O órgão está destinando 100 brinquedos arrecadados através da campanha para os pequenos que vivem no Brasil em decorrência da crise que atinge seu país de origem.
Os brinquedos foram levados pelo secretário executivo da pasta, Claudinei Feitosa, que participou nesta terça (13) de um fórum em Porto Velho (RO), onde estará presente o secretário da pasta de meio ambiente de Boa Vista, que receberá a doação e deve fazer a entrega para as crianças venezuelanas.
Esse ato de solidariedade reflete um dos pilares da campanha Natal Natureza. O trabalho se inicia com a sensibilização dos alunos das escolas da rede privada de ensino de Teresina, que doam brinquedos e, em troca, recebem mudas de plantas frutíferas, nativas ou ornamentais. Desse modo, estimula-se o comportamento solidário e o respeito ao meio ambiente.
Além das escolas, a Secretaria conta com apoio de empresas que doam brinquedos e lanches. O resultado desse trabalho proporciona um Natal mais feliz para crianças das escolas públicas da capital, que são presenteadas com os brinquedos arrecadados.
“Após receber centenas de presentes oriundos dos alunos da rede privada de ensino de Teresina através da campanha Natal Natureza, a Semam está doando uma parte para as crianças venezuelanas que estão vivendo em solo brasileiro. Mais do que um ato concreto, esse também é um ato simbólico no sentido da solidariedade com as essas famílias carentes. Acreditamos que a pessoa humana deve ser a centralidade dos nossos projetos”, pontua o secretário da Semam, Olavo Braz.
Campanha Natal Natureza
Em 2017 a Campanha Natal Natureza levou momentos de alegria e encantamento para centenas de crianças de Teresina. O resultado do trabalho de arrecadação resultou em mais de 1.000 brinquedos doados aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e de comunidades carentes de Teresina.
A campanha é desenvolvida por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam, conforme a Lei Municipal 2.475/1996, que estabelece sua realização dentro do calendário da secretaria.