André Pessoa
Nem mesmo a fama nacional que o programa Globo Repórter deu ao pequeno município de São José do Piauí, com as suas magníficas formações rochosas chamadas pelo repórter Francisco José, de Capadócia do Piauí, e o destaque estadual com chamada de capa e página dupla no Jornal Meio Norte, foram suficientes para que o local tivesse a sua infraestrutura de acesso melhorada.
Pior. O desleixo com as comunidades do local parece ser ainda maior. É como se o atual gestor João Bezerra Neto (PSD), mais conhecido como Netão Bezerra, não desse a mínima atenção para as centenas de moradores da região do povoado Três Irmãos.
Desde fevereiro passado que a estrada vicinal que liga ao município de Sussuapara do Piauí, via bairro Imbiriba, está ameaçada de ser bloqueada por uma enorme cratera na rodovia. Até agora nada adiantou para sensibilizar o prefeito.
Ontem, devido às fortes chuvas na região, o buraco que ameaçava o tráfego se tornou uma cratera, agora não mais apenas impedindo o trânsito, mas sobretudo deixando em risco todas as pessoas que precisam trafegar pelo local.
Segundo os moradores da localidade o prefeito Netão Bezerra se recusa, até, a receber os populares que desejam cobrar as melhorias na estrada. Cabe agora ao Ministério Público mostrar ao prefeito que a gestão do município precisa atender aos princípios da impessoalidade dando igual atenção as diferentes áreas do município.
Se tivesse um pouco de sensibilidade social e política, Netão Bezerra teria percebido que na fazenda Três Irmãos vivem três irmãs já com idade avançada, e que a qualquer momento podem precisar de um atendimento médico de urgência, mas com a estrada nessa situação elas podem correr riscos de morte.
Maria Miguelina de Jesus, 89 anos, Teresa Maria de Jesus, 80 anos e Julia de Maria de Jesus Alves, 67 anos, são figuras emblemáticas do sertão nordestino, mulheres carismáticas que representaram o Piauí de forma lúdica e emocionante no Globo Repórter.
Além de destacar São José do Piauí de forma regional pelo jornal Meio Norte e nacional e até internacional através da Globo, o programa mostrou todo o potencial turístico, ambiental e científico desse pedaço do Piauí.
Pena que os políticos vivam como avestruz, com a cabeça enfiada no chão sem enxergar um palmo à frente do nariz. Fica o apelo para que o Ministério Público entre no caso e que antes mesmo de uma decisão judicial, Netão Bezerra execute os reparos necessários e urgentes na rodovia.