Muito aguardadas por fiéis, as celebrações da Semana Santa no município de Oeiras têm programação variada em diversos pontos da cidade. Na manhã desta quarta-feira (13), a Igreja Catedral recebe a Confissão Auricular para crianças.
Conforme o calendário da Diocese do município, a partir das 19h a Catedral abre as portas para receber a Missa Solene Ofício de Trevas, uma liturgia com reflexões sobre as dificuldades vividas por Jesus Cristo no final da vida.
Na quinta-feira Santa (14), tem início o Tríduo Pascal com a missa da Ceia do Senhor e o rito religioso lava-pés na Igreja Catedral. A Sexta-feira da Paixão (15), dia marcado pelo jejum e abstinência, começa com a confissão comunitária, às 8h, no templo católico. Às 17h, os fiéis celebram a Paixão do Senhor, com a liturgia da palavra, adoração da Santa Cruz, comunhão geral dos Fiéis, descimento da Cruz, sermão do descimento e Procissão do Senhor Morto.
Seguindo a programação do calendário religioso, o dia do Silêncio Litúrgico, no Sábado Santo (16), contará com a cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral às 21h.
A partir das 8h, no Domingo da Ressurreição (17), acontece a procissão do Senhor Ressuscitado seguida da Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral.
Ao longo desta semana, a Rede Meio Norte segue com os flashes ao vivo dos momentos de oração e rituais litúrgicos direto de Oeiras, no Piauí, e de outras regiões do Brasil.
A tradicional programação de Semana Santa está de volta na emissora, com a cobertura de celebrações e atrações temáticas que referenciam os dias mais sagrados do calendário cristão.
Para marcar a tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo, a Rede Meio Norte exibe, na sexta-feira (15), das 16h às 20h, o especial Caminhos da Fé. Uma equipe de jornalistas vai contar histórias e seguir os momentos marcantes da religiosidade popular.
“Após dois anos, voltamos com a transmissão completa dos eventos que acompanham os dias sagrados dos cristãos. O Caminhos da Fé vai mostrar as celebrações e uma série de reportagens especiais produzidas com base na programação da Semana Santa”, disse Marcos Monturil, diretor de jornalismo da Rede Meio Norte.