Capitania descarta ressaca do mar no período de carnaval no Piauí

O boletim divulgado pela Capitania dos Portos aponta que não há previsão de ressaca do mar e mau tempo no litoral

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Capitania dos Portos do Piauí divulgou o boletim com a previsão de ressaca da maré no litoral do Estado e descartou a possibilidade da ocorrência de elevação do nível do mar e de ondas violentas durante os próximos dias, que correspondem ao período de Carnaval, em que se espera um grande número de turistas em Luís Correia.

No último domingo (24), a Marinha do Brasil havia divulgado um alerta de que eram esperadas ondas de até três metros nas praias do litoral do Piauí, contudo na quarta-feira (27), a Capitania dos Portos notificou que as correntes marítimas e a massa de água já estavam menos agitada e sem muita força, descartando a possibilidade de ressaca do mar no período carnavalesco.

De acordo com o Capitão dos Portos do Piauí, capitão de Fragata Benjamin Dante, a Marinha do Brasil está sempre em alerta por meio do Centro de Hidrografia da Marinha, uma organização militar que tem a experiência sobre as apreciações das situações climatologia e da meteorologia, que é importante para o navegante e com base nisso foi lançado dois avisos de mau tempo, que tem objeto alertar o navegante a situações adversas como baixa visibilidade, vento fortes, ondas acima de três metros ou em uma situação de ressaca.

“Nós emitimos um alerta de ressaca do dia 24 ao dia 26 fevereiro e também um alerta de mar grosso que se encerra nesta quinta-feira (28). É importante salientar que as previsões meteorológicas buscam sempre aumentar a probabilidade de acerto e reduzir o falso alarme, então esse aviso de ressaca já se encerrou. A previsão que temos para as próximas 48 horas é de que não há previsão de mau tempo para região do litoral do Piauí, então nós não teremos a presença de ressaca e com isso deixar a população tranquila”, declarou o capitão em entrevista ao meionorte.com.

Ainda de acordo com o capitão, a Capitania dos Portos do Piauí não irá descansar durante o período de carnaval. “Nós teremos equipes reforçadas fazendo incursões nas praias de Luís Correia, na região de Ilha Grande, nós teremos também a presença da Marinha em outros balneários do Estado do Piauí justamente para transmitir essa sensação de segurança”, esclareceu.

No Brasil, as ressacas são quase sempre causadas por frentes frias que atingem o país. Podem ocorrer dezenas de vezes por ano, mas, felizmente, é possível prevê-las até cinco dias antes. O boletim divulgado pela Capitania dos Portos aponta que não há previsão de ressaca do mar e mau tempo no litoral pelas próximas 48 horas. Durante o período do carnaval, a tripulação da Capitania dos Portos vai atuar em plantões no litoral e também em banhos e balneários de Teresina, atendendo possíveis ocorrências e chamados através do número 0800 095 2844 durante 24 horas por dia, ou ainda pelo site da Marinha e do aplicativo ‘Boletim ao Mar’, que traz avisos de condições climáticas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES