Carlos Nicodemos alerta sobre o aumento de grupos neonazistas no Brasil

O advogado explicou que o CNDH tem concentrado esforços na coleta de informações sobre manifestações neonazistas

Avalie a matéria:
Programa "Notícias da Boa" com a participação de Carlos Nicodemos Oliveira | Reprodução/YouTube

Na manhã desta terça-feira (2), o programa "Notícias da Boa", comandado pela jornalista Cinthia Lages, recebeu Carlos Nicodemos Oliveira, advogado e membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). Em pauta, o monitoramento rigoroso das atividades de grupos neonazistas em diversas regiões do Brasil.

parceria com o ministério público

Nicodemos explicou que o Conselho tem concentrado esforços na coleta de informações sobre manifestações neonazistas, em colaboração com órgãos como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Ele destacou o papel crucial da Relatoria Especial, iniciativa que visa combater esse fenômeno preocupante.

"A Associação Brasileira de Imprensa alertou o Conselho sobre o crescimento dessas células no país, o que levou à nomeação de conselheiros para investigar e agir", afirmou Nicodemos durante a entrevista. Desde 2023, o Conselho tem realizado investigações e promovido missões estaduais para analisar a dimensão do problema em diferentes áreas, como educação e cultura.

orientação da ONU

Nicodemos também mencionou a orientação da ONU, que há mais de uma década tem fornecido diretrizes para o enfrentamento de formas contemporâneas de preconceito e discriminação. Em 2024, as ações do Conselho se intensificaram, com visitas recentes a estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro, fortalecendo parcerias com instituições locais para enfrentar esse desafio nacional.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES