Em virtude da necessidade de isolamento social, que diminui a circulação nas ruas e avenidas, muitas pessoas estão evitando andar com dinheiro em espécie por medidas de segurança. Assim, muitos consumidores estão preferindo utilizar cartões de crédito para realizar suas compras. Outro fator importante para o maior uso dos cartões, é que a plataforma, como é de uso pessoal, possibilita ao usuário não ter contato com as cédulas, reforçando assim os cuidados com a saúde para evitar a propagação do coronavírus.
O professor João Paulo afirma que como medida de prevenção vem fazendo o uso da plataforma de forma mais constante. “Tenho evitado sair de casa com quantidade de dinheiro no bolso, uma vez que as ruas estão mais desertas e podemos nos tornar alvo de algum roubo. Por isso, tenho procurado utilizar o cartão de crédito para realizar o pagamento dos produtos adquirido. Isso sem falar que nesse momento de pandemia se faz necessário adotar diversos cuidados com saúde e tenho evitado pegar em cédulas de dinheiro. Toda prevenção é válida nesse momento”, afirmou o professor.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, cerca de 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento. Realidade que vem aumento durante a pandemia, uma vez que muitos consumidores estão recorrendo ao uso da plataforma para realização de pagamento. Um fator que vem contribuindo para o maior uso do cartão é o delivery, em que a maioria do pagamento é feito de forma online utilizando cartões.
A diretora de marketing de uma prestadora de cartão de crédito, Vera Claudino Mello, explica que o cartão se apresenta como uma boa alternativa para os consumidores ao oferecer uma série de vantagens. “O cartão de crédito oferece aos consumidores vantagens na hora de efetuar as compras, como por exemplo, opções de parcelamentos, comodidade e agilidade. E sem falar na questão da segurança, pois caso aconteça algum imprevisto o mesmo possui canais de atendimento em que o cliente pode bloquear a plataforma e contestar alguma compra que não seja reconhecida pelo usuário. Nesse momento de pandemia, o cartão também por ser de uso pessoal, acaba contribuindo com a preservação da saúde dos clientes”, destacou a diretora de marketing, Vera Claudino Mello.