A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou, nesta sexta-feira (22), que as causas iniciais da colisão entre um ônibus escolar e um caminhão na BR-135, em São Gonçalo do Gurgueia, região Sul do Piauí, foram pane mecânica e mau estado de conservação
Segundo a PRF, os agentes averiguaram que uma das cuícas de freio estava bloqueada e que os pneus traseiros do ônibus estavam sem condições de segurança pois estavam lisos. Devido a esses fatores, somado ao fato de estar numa descida, o ônibus não tinha condições para realizar a frenagem.
A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de São Gonçalo do Gurgueia atualizou os dados sobre os ocupantes do ônibus escolar. Ao todo, 29 pessoas estavam no veículo, entre elas crianças, pais, funionários e o motorista.
De acordo com a prefeitura do município, dentre os feridos, quatro crianças estão internadas no Hospital Regional de Corrente em observação. O motorista do ônibus teve fratura nas duas pernas e está no centro cirúrgico do Hospital Tibério Nunes, em Floriano, com estado de saúde estável.
O acidente
Uma colisão entre ônibus escolar de São Gonçalo do Gurgueia e um caminhão baú deixou 10 pessoas feridas, incluindo crianças, na tarde desta quinta-feira (21/04), na BR-135, no Sul do Piauí. O acidente envolveu ainda uma caminhonete Hillux.
“A dinâmica do acidente aconteceu no momento em que a equipe da PRF estava realizando o controle de trafego na região para remover um caminhão que tinha sido acidentado dias antes, quando esse ônibus, aparentemente, sem freio, não conseguiu frear, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a faixa contrária e colidiu com esses dois veículos. A causa desse acidente foi a pane mecânica e mal estado de conservação desse ônibus”, declarou o PRF Leandro Caldas.
O ônibus saiu de São Gonçalo com as crianças com destino a Corrente. O veículo teria perdido o freio na descida de serra e que para evitar uma tragédia maior o motorista jogou o veículo contra outro para evitar cair de ribanceira.