O Ceará é o grande destaque do turismo brasileiro nos últimos anos. Em 2019, foi o estado mais procurado pelos turistas europeus, 45 mil europeus visitaram o Ceará. Nesta segunda-feira (18), a Rede Meio Norte exibiu uma reportagem da repórter Cinthia Lages em Fortaleza, que é a porta de entrada do turismo cearense.
Em uma década, a cidade de Fortaleza praticamente dobrou a oferta de hotéis, pousadas e alojamentos, que cercam a beira-mar. A atividade já é um dos principais vetores do desenvolvimento do Ceará, representando 12% do Produto Interno Bruto (PIB).
O estado chegou a esse patamar por ter se preparado e criado uma infraestrutura. Hoje, o Ceará tem mais 108 mil acomodações e superou vários outros estados, como o Pernambuco e Bahia. "Isso aconteceu porque o estado criou um ambiente jurídico e ambiental que garante a presença de investidores, só na orla de Fortaleza você tem uma infinidade de hotéis luxuosos que têm segurança jurídica, e isso atrai os investidores", afirma a repórter.
"Estamos falando de um estado que se preparou por décadas e continua se preparando. Estão preparando o zoneamento ecológico, que garante ao investidor o amparo e a certeza de que ele não vai perder dinheiro" - Cinthia Lages.
A reportagem também foi à praia de Taíba, 75km de Fortaleza, que tem um dos resorts mais luxuosos do Brasil, o Carmel Taíba. Esse resort foi construído próximo a uma reserva ambiental e conseguiu preservar a floresta nativa em sua estrutura, que atrai turistas do mundo inteiro.
A reportagem faz parte de uma série sobre o estado e nesta terça-feira (19) a Rede Meio Norte exibe a segunda matéria, que tratará de Jericoacoara. Confira o vídeo: