A participação da população por meio das ligações feitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social é fundamental para auxiliar os trabalhos de orientação e fiscalização feitos pelas equipes de segurança pública estaduais e municipais. Das 19 horas da quinta-feira (7) até as 8 horas desta segunda-feira (11), 545 ocorrências foram atendidas em Fortaleza. Desse número, 380 correspondem aos locais com aglomerações de pessoas, 132 de comércios não essenciais que permaneciam em funcionamento e 33 acionamentos por pessoas que descumpriam alguma norma do decreto.
O comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel PMCE Alexandre Ávila, ressalta a importância da denúncia por meio do 190 da Ciops. “Estamos atendendo a essas denúncias de forma proativa, e é importante frisar que a participação da população tem sido muito fundamental para as fiscalizações do decreto estadual. Isso porque temos obtidos resultados positivos em várias regiões a partir de ações baseadas nessas denúncias”, disse.
Também de acordo com os levantamentos feitos pelo GCEC, quase 24 mil veículos foram abordados.
“Após o primeiro final de semana com medidas mais rígidas, nós podemos fazer um balanço bastante positivo das operações com a integração dos órgãos de segurança, trânsito e fiscalização. Conseguimos bater a nossa meta, que era reduzir em 70% a circulação de veículos, tanto nas vias da Capital quanto nas rodovias que dão acesso a Fortaleza. Foi o melhor período desde o primeiro decreto de isolamento social e com menor deslocamento de pessoas nas ruas”, avaliou o secretário da SSPDS, André Costa.
Os condutores que não tiveram seus deslocamentos justificados foram orientados a retornarem aos seus domicílios. Doze pessoas foram autuadas por descumprir o decreto estadual e por outros crimes identificados nas mesmas ocorrências, como roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, perturbação do sossego alheio, embriaguez ao volante e desacato. Os trabalhos integrados permanecem até o fim do decreto, no dia 20 de maio.(Fonte: Portal Governo do Estado do Ceará)