A cada mês, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realiza entrega coletiva de cadeiras de rodas motorizadas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quarta-feira (27), a partir das 9 horas, 25 pessoas irão receber o aparelho, além de passar por treinamento para manuseio e manutenção da cadeira.
A entrega será na quadra do Ceir e o treinamento, direcionado tanto para os usuários quanto para os familiares, é realizado por uma equipe de profissionais do centro. “A maioria dos usuários recebe uma cadeira motorizada pela primeira vez, por isso a importância de um treinamento sobre como usar corretamente o aparelho”, explica a terapeuta ocupacional Márcia Fonseca.
A entrega de cadeiras de rodas motorizadas é realizada no Ceir desde 2014, e obedece os critérios do Ministério da Saúde que direciona o equipamento prioritariamente a pessoas com deficiência físico-motora que não têm força nos membros superiores.
Saiba como solicitar
Para solicitar cadeira de rodas motorizadas concedidas pela Oficina Ortopédica do Ceir, basta que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS. O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente.
Em seguida, o paciente deve anexar junto à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria da Saúde da cidade onde mora o paciente. Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir.
No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato. É por meio dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.