Dentro de alguns anos, os celulares das mais diferentes empresas terão as entradas para carregadores padronizadas, segundo informações do site HotHardware.
Se o início da implantação desta medida é novidade, a decisão de unificar os carregadores data de 2009. De acordo com o site, 14 empresas de comunicação móvel assinaram, naquele ano, um acordo para padronização dos carregadores. Era preciso, no entanto, que se passasse por um longo processo de adaptação de peças e sistemas para que diferentes fabricantes de celulares e smartphones pudessem usar a mesma entrada.
Segundo o vice-presidente da Comissão Europeia para Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, ainda há muito trabalho a ser feito, mas a meta já está traçada. "O carregador padrão facilitará a vida dos consumidores, reduzirá gastos e beneficiará o mercado dos negócios. É uma situação em que todo mundo sai ganhando", afirmou ao HotHardware.
Tajani aponta ainda uma espécie de empecilho para esta mudança. A Apple, fabricante do smartphone mais famoso do mundo, o iPhone, ainda se mantém resistente às adaptações.