Centro de Convenções de Teresina celebra o Dia Internacional da Juventude

A ONG Junior Achievement (JA) no Piauí apresentou o projeto “As vantagens de permanecer na escola”

jovens | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, o Centro de Convenções de Teresina (CCT), através da empresa DMDL Montagens de Stands, sediou uma ação com foco no combate à evasão escolar nesta sexta-feira.

Para reforçar a importância da presença de meninos e meninas na sala de aula, a ONG Junior Achievement (JA) no Piauí apresentou o projeto "As vantagens de permanecer na escola" a um grupo de jovens de instituições públicas de Teresina. O objetivo foi inserir o debate sobre empreendedorismo no período escolar.

Jovens participam de projeto educacional do Centro de Convenções de Teresina (Foto: Raissa Morais)Em 2019, quase 1,1 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória estavam fora de instituições de ensino, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Os dados representam uma ameaça ao desenvolvimento econômico e social do Brasil, marcado pela luta contra a desigualdade.

Na ação, voluntários estimularam um debate sobre opções de carreira e propuseram a análise de gráficos financeiros, elaboração de orçamentos  e formas de planejamento de carreira.

Projeto "as vantagens de permanecer na escola" acontece no Centro de Convenções de Teresina (Foto: Raissa Morais)“A gente quis trabalhar o empreendedorismo mostrando ao aluno a importância da escola. Trabalhamos com empreendimento, educação financeira, orçamento familiar e investimentos na vida profissional e pessoal daqueles que estão na escolar”, contou Cynara Castro, gerente executiva da Junior Achievement Piauí.

Cynara Castro, gerente da JA no Piauí (Foto: Raissa Morais)A ONG JA é uma das principais organizações com foco no empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. Com o auxílio de voluntários, a organização trabalha para preparar os jovens para o futuro por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho.

Antes da atividade em alusão ao Dia Internacional da Juventude, voluntários com experiência no mercado de trabalho e negócios foram capacitados para auxiliar jovens e adolescentes na atuação do empreendedorismo.

Marília Gabriela da Silva, de 14 anos, participou de um jogo de tabuleiro que mostrava a relação entre educação, opções de carreira e alcance de metas. “Eu gostei muito de participar e de discutir sobre carreira. Eu acho importante a gente falar sobre profissão enquanto está na escola”, disse a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.

Jogo do tabuleiro (Foto: Raissa Morais)

A cada ano, a rede da JA mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há quase quatro décadas no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os Estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES