O Centro de Oncologia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) já iniciou seus trabalhos realizando cirurgias, além disso, vai funcionar de forma plena com 30 leitos e oito oncologistas a partir do dia 30 de outubro.
O Governo Federal liberou R$ 2,470 milhões para a implantação da Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do HU, inicialmente para o tratamento dos cânceres de próstata, mama feminina, colo de útero, pulmão e colo retal, que são os com maior número de casos no Piauí.
O diretor médico do Hospital Universitário da Ufpi, José Lira Filho, disse que a Unacom começará a funcionar em outubro, como unidade, ou seja, uma área física destinada para oncologia, com leitos, equipamentos, médicos, enfermeiros e todo o pessoal de apoio treinado e especializado para atendimento de pacientes oncológicos.
"É isso que o Hospital Universitário está oferecendo à sociedade. Agora, desde o início, nós do Hospital Universitário já tratamos pacientes oncológicos, fazendo cirurgias.
Nós não fazemos o ciclo total, mas desde o início, nós fazemos cirurgias, atendendo uma média de dez pessoas por mês com problemas oncológicos. Nós vamos fazer o tratamento completo, inicialmente com quimioterapia, depois com radioterapia. Para câncer de mama, nós temos também os cirurgiões plásticos para restauração da mama", detalhou.