Chef Eliz Martins vence o Prêmio Dolmã 2022, o oscar da gastronomia

Chef usou ingredientes bem regionais, como banana da terra, maxixe, carne de sol de campo maior, geleia de caju, chip de banana e flor comestível, numa típica homenagem ao Piauí.

Eliz | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A chef piauiense Elizângela Martins venceu o Prêmio Dolmã 2022 - considerado o “Oscar da Gastronomia Nacional”  - na categoria Regional/Piauí. A premiação ocorreu na sexta-feira (12), na cidade de Macapá, sede anfitriã do evento. 

Após uma concorrida etapa classificatória regional no "Enchefs", Elizângela chegou à grande final nacional no Estado do Amapá com dois outros chefs e venceu por meio de voto popular na internet.

Eliz Martins usou ingredientes regionais como maxixe, carne de sol e banana da terra em seu prato vencedor. (Foto: Reprodução)

Formada em gastronomia em 2021, Eliz Martins, como é conhecida, apresentou na final o prato “Nordestinado”, e usou ingredientes bem regionais, como banana da terra, maxixe, carne de sol de campo maior, geleia de caju, chip de banana e flor comestível, numa típica homenagem ao Piauí.

Segundo ela, foram três dias de estudos e elaboração do prato. “Juntei o meu conhecimento de formação no curso de gastronomia com a minha expertise profissional e me inscrevi no concurso já no último dia e deu certo!”, declarou a chef Eliz.

Leia Mais

Prato vencedor levou nome de Nordestinado. (Foto: Reprodução)

O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

Para Ana Cristine, coordenadora do curso de Gastronomia da faculdade em que Eliz se formou, é um orgulho ter a Elizângela como vencedora do Dolmã 2002 e destaca a importância do concurso nacional. “Nossa gastronomia, que é rica de sabores, cores e muita criatividade, só cresce com o prêmio Dolmã, que incentiva a culinária regional, for-talece a pesquisa científica, movimenta o mercado e nos estimula, enquanto academia, a fazer o melhor pela gastronomia da nossa região”, finaliza.

Dolmã e troféu conquistados por chef piauiense. (Foto: Reprodução)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES