As chuvas na região onde fica localizada a bacia do Rio Parnaíba, no Piauí, diminuíram nos últimos dias, o que levou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a reduzir a vazão da barragem de Boa Esperança. De acordo com a Chesf, a vazão foi reduzida para o patamar de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), na quarta-feira (29).
O reservatório da Usina de Boa Esperança, apresentou no último domingo (27), uma vazão de chegada de 660 m³/s e vazão de saída de 1.184 m³/s, preenchendo 74% de sua capacidade, acima do volume de espera. No sábado (26), a Chesf havia aumentado a vazão para 1.200 m³/s, após a barragem atingir 81% de sua capacidade.
Segundo a Chesf, a situação hidrológica no Rio Parnaíba é permanentemente monitorada e pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.
Previsão do tempo para o Piauí
Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Semar, as chuvas nos próximos dias devem apresentar maiores acumulados no norte e centro-norte do Piauí. As precipitações devem ocorrer de forma isolada nas regiões sudeste e sudoeste.