O município de Picos registrou pancadas de chuva acompanhadas de fortes ventos na tarde de quinta-feira (23). Vídeo que circula nas redes sociais, mostra barracas sendo arrastadas na Feira Livre.
O climatologista Werton Costa, explicou que as chuvas neste período tendem a ser isoladas e acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
“As chuvas do período pré-estacional ou período de B-R-O-Bró são organizadas na forma de pancadas. São chuvas isoladas, de pequeno volume, com alguma descarga elétrica e rajada de vento. Porém, quando as condições atmosféricas estão potencializadas, por exemplo, o calor, nós temos uma condição de temperatura muito elevada e uma entrada pontual de umidade, então tem uma tendência muito clara para formação de temporais isolados”, assegurou.
Werton Costa também destacou que esses temporais costumam ser fortes. “Os temporais isolados tendem a ser pontualmente fortes, com algumas rajadas de vento forte e descargas elétricas, é o que aconteceu a pouco tempo em Picos, um temporal localizado sobre a cidade, uma nuvem de pequeno porte descarregando parte da termodinâmica ou da sua energia na cidade na forma de rajadas intensas”, frisou.
O climatologista ainda destacou que os temporais podem se repetir, basta que as condições de temperaturas elevadas e a entrada de um corredor umidade aconteçam novamente.