As chuvas volumosas que atingem a Grande São Paulo nos últimos dias provocaram o aumento do nível do Rio Tietê, afetando cidades no interior paulista. Em Tietê (SP), o Estádio José Ferreira Alves, conhecido como Campo do Comercial, foi inundado. O local, situado próximo ao rio, é uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, prevista para começar em menos de uma semana.
De acordo com a Defesa Civil, a área onde está o estádio é considerada crítica. Além do alagamento no campo, a água chegou a ameaçar uma residência próxima, onde agentes estão monitorando a situação e orientando os moradores a se prepararem para evacuar caso o nível do rio continue subindo.
Willian Alves, coordenador da Defesa Civil local, explicou que, embora as chuvas em Tietê não tenham sido intensas o suficiente para causar o transbordamento, o problema decorre do grande volume de água vindo da capital. Ele afirmou que a inundação deve persistir até a próxima segunda-feira (30), com expectativa de que o nível da água comece a baixar a partir das 18h deste sábado, dependendo da redução da vazão da represa em Salto (SP).
“Isso se não chover mais na Grande São Paulo”, ponderou Willian. Ele acrescentou que, até o momento, não há registros de desalojados ou desabrigados na cidade.
Apesar das dificuldades, a organização da Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda não confirmou alterações no calendário de jogos. O Campo do Comercial está programado para receber as partidas dos dias 3, 6 e 9 de janeiro, com a participação de América, Juventude, Operário e o time anfitrião, Comercial F.C.
Plano emergencial para a Copinha
A diretoria do Comercial Futebol Clube está realizando esforços para acelerar a revitalização do gramado e das áreas afetadas. “Com a expectativa de redução das chuvas nos próximos dias, acreditamos que o nível do Rio Tietê deve baixar, permitindo o escoamento completo da água acumulada no estádio”, informou o clube em nota.
A decisão final sobre as condições do campo será tomada em conjunto com a Federação Paulista de Futebol (FPF). Caso o estádio não esteja apto para sediar as partidas, há um plano emergencial para transferir os jogos para outro local na região.
Com o aumento do nível do Rio Tietê e a proximidade do início do campeonato, moradores e autoridades permanecem atentos às condições climáticas nos próximos dias.