Duas casas foram interditadas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) em Teresina, nesta terça-feira (7), em virtude das chuvas registradas na região. As duas residências situadas no bairro Três Andares, zona Sul da capital, tiveram parte de suas estruturas comprometidas. Uma mulher e uma criança foram encaminhadas para a casa de parentes.
O gerente de operações da SEMDEF, Marcos Rolf, disse que a primeira interdição foi feita porque um deslizamento de terra de um barranco alcançou os fundos da residência de uma família. “Ao chegarmos na ocorrência verificamos que o barranco, de aproximadamente cinco metros, que fica no quintal da residência, desabou", afirmou. Uma mulher e uma criança que moravam no local foram encaminhadas para um entidade de acolhimento mas escolheram ficar na casa de familiares.
Na outra residência, a proteção de tijolos também desabou comprometendo estruturas de outras casas. "Realizamos avaliação técnica e interditamos o local para que as pessoas estejam em segurança, já que os entulhos podem ser arrastados com as novas chuvas”, pontuou Marcos.
Segundo a SEMDEF, durante a operação não foram constatados feridos e equipes da prefeitura estão monitorando a ocorrência, oriunda dos números emergências.
“A população deve ficar atenta às estruturas dos imóveis: rachaduras nos terrenos, muros ou paredes; estalos em blocos de rochas ou surgimento de trincas; água mais barrenta do que de costume; inclinação de postes e árvores, são sinais de que a residência pode estar comprometida”, disse Marcos Rolf.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil disponibilizou os números 199 e (86) 3223-7366 para pedidos de ajuda em casos de risco de desabamento ou deslizamneto de terra. O atendimento é 24h, todos os dias da semana. encaminhadas no centro de convivencias- mulher uma criança no memento nao pode