Chuvas voltam no Rio Grande do Sul e nível do Guaíba sobe 14 cm em 5 horas

A instabilidade climática deve persistir até sexta-feira, com possibilidade de mais chuvas e ventos fortes na capital

Rio Guaíba volta a subir após fortes chuvas em Porto Alegre | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A chuva que caiu em Porto Alegre nas últimas horas resultou no aumento do nível do Guaíba nesta quinta-feira (23). A precipitação acumulou 17,6 milímetros em quase 5 horas, causando um acréscimo de 14 centímetros, conforme informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

ACIMA DA COTA DE INUNDAÇÃO

Apesar desse aumento, o nível do lago permanece abaixo de 4 metros, uma marca ainda superior à cota de inundação, estabelecida em 3 metros.

De acordo com a medição realizada no cais Mauá, o nível do Guaíba chegou a cair para 3,82 metros na noite de quarta-feira (22) e depois subiu para 3,96 metros entre 1h45 e 4h45 da manhã desta quinta. Na quarta-feira, as ruas do bairro Menino Deus ficaram alagadas, uma área que enfrentou inundações ao longo do mês de maio.

Às 5h, o nível do lago voltou a diminuir, atingindo 3,93 metros às 6h15.

O ponto mais alto já registrado do Guaíba foi em 5 de maio, quando alcançou 5,35 metros, ultrapassando a marca histórica de 1941. Naquela ocasião, o lago estava em 4,76 metros, transbordando e afetando bairros da cidade, forçando moradores a deixarem suas casas. A rodoviária e o aeroporto foram inundados.

20 MIL DESABRIGADOS

Com a recorrência das inundações, os moradores que retornam para suas residências agora enfrentam outros desafios, como esgoto a céu aberto, animais mortos e odores desagradáveis. Atualmente, mais de 20 mil pessoas estão abrigadas na cidade.

Segundo a Climatempo, a instabilidade climática deve persistir em Porto Alegre e em outras regiões do Rio Grande do Sul até sexta-feira (24). Isso se deve a uma frente fria no oceano e a uma área de baixa pressão atmosférica que avança sobre o estado em direção ao litoral.

A expectativa é de que o tempo se estabilize no sábado (25), com previsão de queda nas temperaturas e possibilidade de geada nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha do estado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES