Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, marca o aniversário de 87 anos do município cearense de Independência, que recebe homenagem do Governo do Ceará. Formado pelos distritos de Ematuba, Iapi, Independência (distrito-sede), Jandrangoeira, Monte Sinai e Tranqueiras, Independência fica a 310 km de Fortaleza. A economia gira em torno do comércio local.
Seus limites municipais são Tamboril, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Pedra Branca, Tauá, Quiterianópolis, Novo Oriente e Crateús. Possui uma área de 3.218,6 km², sendo atualmente o 4º maior município em área territorial do estado do Ceará, mas em população cai para a marca de 73º dentre os 184 municípios cearenses. Sua população atual estimada pelo IBGE 2016 é de 25.962 habitantes.
Existem duas explicações para a origem do nome do município. A primeira diz respeito ao Riacho ou Rio que corta a cidade, mas nunca se soube ao certo se esse rio realmente existe, pois ninguém da cidade ou região conhece tal rio com tal nome. O único rio que corta a cidade é o famoso Rio Cupim. O segundo motivo e o mais provável diz respeito à suas consecutivas perdas do status de município, que por muitas vezes aconteceu, e muitas vezes, consequentemente o município conquistava sua "Independência", mas essa origem também não está totalmente correta, pois quando foi instalado o município pela primeira vez, ainda como vila em 1857, pelo estado do Piauí, foi dada a denominação Villa da Independência, substituindo o nome Povoação de Pelo-Signal. Tanto, que hoje em dia existe um bairro da cidade chamado de Pelo-Sinal.