Cidade do MS é a 1ª cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa contra dengue

A distribuição pelo SUS ao longo de 2024 contemplará 6,2 milhões de doses, seguindo o cronograma estipulado pela fabricante

Cidade do MS é a 1ª cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa contra dengue | Foto: Reprodução EPTV
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dourados, localizada a pouco mais de 200 km de Campo Grande, será pioneira no Brasil ao iniciar a vacinação em massa contra a dengue. O processo terá início às 10h desta quarta-feira (3) nos 35 postos de saúde distribuídos pela cidade.

Com uma população de 243.368 mil habitantes, a expectativa é vacinar 150 mil moradores, com idades entre 4 e 59 anos, utilizando a vacina disponibilizada. Para receber a imunização em Dourados, os interessados devem comparecer aos postos de saúde portando documento de identificação e comprovante de residência na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

O município estabeleceu parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga. Essa colaboração permitiu a aquisição das primeiras doses para a realização da vacinação em massa. Anunciada no início de dezembro, a ação ganhou apoio do Ministério da Saúde, que incorporou a vacina Qdenga ao Plano Nacional de Imunizações (PNI). O laboratório também doou seringas e agulhas para a campanha.

A vacina Qdenga, que já está disponível na rede privada há oito meses ao custo de R$ 450, requer duas doses com um intervalo de três meses. O Ministério da Saúde planeja iniciar a vacinação em larga escala no restante do Brasil em fevereiro de 2024, com cerca de 3,1 milhões de pessoas imunizadas inicialmente.

A distribuição pelo SUS ao longo de 2024 contemplará 6,2 milhões de doses, seguindo o cronograma estipulado pela fabricante: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES