O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com oportunidades que têm em vista o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes. Em Teresina, de acordo com a associação, 12 vagas de estágio e aprendiz estão abertas para jovens entre 14 e 24 anos.
O primeiro trimestre do ano está favorável aos que buscam trabalho e aperfeiçoamento da área de atuação escolhida. O CIEE informou que estão abertas mais de 60 mil vagas em todo o país para estagiários, aprendizes e também para o programa Jovem Talento.
Na capital do Piauí, vagas atualizadas até a quarta-feira (20) beneficiam estudantes matriculados nos cursos de Administração (5 vagas), Pedagogia (3), Ciências Contábeis (2), Técnico em Eletromecânica (1) e Ensino Fundamental (1 vaga). As modalidades e quantidade sofrem alteração diária conforme as vagas são preenchidas pelos estudantes e ofertadas pelas empresas.
A supervisora do CIEE no Piauí, Helleny Coelho, diz que esse clima positivo é proveniente do chamado período sazonal, ou seja, quando os contratos chegam ao fim ou o estudante encerra a graduação, no caso do Ensino Superior.
"Início de ano é um período em que habitualmente o número de vagas aumenta com um maior quantitativo de vagas que normalmente as empresas abrem. Além disso, temos um cenário de reaquecimento da economia e reabertura da empresas", informou.
Os interessados devem se cadastrar no site do CIEE, fazer o login e ter acesso aos processos seletivos em estado ativo em todo o Piauí. Vale ressaltar que o programa de aprendizagem é voltado para jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou que já concluíram os estudos; o programa de estágio destina-se a estudantes matriculados regularmente no Ensino Superior; o Jovem Talento CIEE, que alia estágio à capacitação a distância, é destinado a estudantes dos Ensinos Médio e Técnico.
Há também a oportunidade de investir na capacitação. O CIEE Saber Virtual, plataforma de cursos online gratuitos do CIEE, reúne conteúdos voltados para temas como “Postura e Imagem Profissional”, “Processo Seletivo”, “LinkedIn: por que eu preciso” entre outros, além de trilhas de conhecimento focadas no desenvolvimento de soft skills e hard skills, como “Gramática Prática” e “Arte da Superação”.