O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) realizou na terça-feira (21) a entrega do Prêmio Amigo do Empreendedorismo, uma homenagem às personalidades atuantes na defesa do desenvolvimento e competitividade do setor empresarial do Estado.
Na solenidade de premiação, realizada em um restaurante da zona Leste de Teresina, cinco pessoas receberam o símbolo do reconhecimento da importância dos empreendedores e incentivadores para o crescimento de negócios.
Arthur Soares Feitosa Filho, empresário e presidente do Movimento Empreender Piauí; Ezequias Gonçalves Costa Filho, empresário em centros comerciais; Valmir Miranda, professor e jornalista; Jeose Noronha Monte, arquiteta e empresária e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Marcelo Eulálio foram os cinco agraciados com o prêmio.
Segundo Andrade Júnior, a ação contribui para a acepção do ramo dos negócios como via para melhorar a economia local. "A solução para o Piauí invariavelmente passa para o empreendedorismo e nossa ideia é essa. O prêmio passa uma mensagem de que devemos pensar e criar melhores condições de negócios que estimulem as pessoas entrarem sabendo que não é difícil empreender", disse Andrade.
Piauí pega impulso no empreendedorismo
Segundo o relatório do Global Entrepreneurship Monitor 2020, 43,9 milhões de brasileiros são empreendedores. Devido a pandemia da Covid-19, houve uma redução na abertura de empresas e negócios no país. No Piauí, o contexto foi diferente, a Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI) registrou a abertura de 4.094 empresas no primeiro semestre de 2021, o equivalente ao crescimento de 84% comparado ao ano anterior.
Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) apontam que a indústria emprega no Estado 56.851 pessoas, o que representa 12,1% do emprego formal.