Cinco capitais devem bater recorde de calor nesta semana; previsão do tempo

Sétima onda de calor do ano deve se estender até a próxima sexta-feira (27). Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser a regiões mais afetadas

Cinco capitais devem bater recorde de calor nesta semana | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A sétima onda de calor deste ano deverá fazer com que algumas capitais das regiões Centro-Oeste e Sudeste alcancem novos recordes de temperatura nesta semana. Segundo a Climatempo, pelo menos cinco capitais devem registrar temperaturas inéditas para o ano. Os recordes estão previstos para os próximos dias nas seguintes cidades: 

  • São Paulo
    A temperatura mais alta do ano na capital paulista, de 35,1°C, foi registrada na terça, 24 de setembro. A marca pode ser batida novamente com a previsão de máxima que deve superar os 35°C nesta quarta (25).
  • Rio de Janeiro
    Os termômetros registraram 39,5°C na cidade em 17 de janeiro. A expectativa é que a máxima se aproxime novamente desse patamar na próxima quinta (26), com previsão de 39°C.
  • Belo Horizonte
    O recorde recente de 34,4°C na capital mineira, registrado em 3 de setembro, pode ser igualado ou quebrado na sexta (27). A máxima prevista é de 34°C.
  • Campo Grande
    Também com um recorde recente de calor, com os termômetros chegando a 39,8°C em 24 de setembro, a capital do Mato Grosso do Sul pode ter um novo recorde nesta quarta, com máxima prevista de 39°C.
  • Brasília
    A capital federal também pode registrar um novo recorde de calor nesta semana. O recorde de 33,5°C de 23 de setembro pode ser quebrado também nesta quarta, com os termômetros podendo chegar a 34°C

A nova onda de calor, iniciada na segunda (23), deve durar até sexta (27), com Sul, Sudeste e Centro-Oeste sendo as regiões mais impactadas. O Inmet prevê temperaturas até 5ºC acima da média por até 5 dias em áreas como norte do RS, SC, PR, SP, sudoeste de MG, sul de GO, MS, leste do MT, RO, sul do AM e sudeste do AC. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

TEMPORAIS NO SUL

Apesar da previsão de altas temperaturas nos próximos dias, temporais devem continuar no Sul do país. Conforme o Inmet, o sul do Rio Grande do Sul será a região mais afetada, com volumes de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros por dia, aumentando o risco de transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. 

No centro e norte do estado, os temporais continuam, mas com menor intensidade. Na faixa central, os volumes não ultrapassam 100 mm diários, com ventos de até 100 km/h. No norte, próximo à divisa com SC, os acumulados chegam a 50 mm por dia, com chance de granizo. A massa de ar quente sobre o centro do país impede o avanço das chuvas para o interior, concentrando-as no RS.

VOLTA DAS CHUVAS REGULARES

A nova onda de calor está em linha com o previsto para a primavera, que começou no domingo (22). Meteorologistas indicam que o calor deve continuar até a primeira quinzena de outubro, seguido pelo retorno gradual das chuvas. 

Em outubro, a chuva será mais constante entre PR e SP, sul de GO e partes do AM e AC. Em novembro, voltará ao restante do Sudeste, Centro-Oeste, norte do AM, RR e sul do PA. Em dezembro, alcançará sul da BA, TO e PA.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES