Cinco pessoas perderam suas vidas e dez ficaram feridas nesta sexta-feira, após serem atingidos por pacotes de assistência humanitária que foram lançados do céu e caíram no campo de refugiados al-Shati, localizado na Cidade de Gaza, ao norte do enclave. A responsabilidade pelo envio aéreo ainda não foi determinada, sendo esta modalidade criticada por diversos grupos de ajuda internacional.
DUAS CRIANÇAS ENTRE OS MORTOS: O chefe do Departamento de Atendimento de Emergência do Complexo Médico al-Shifa, Muhammad al-Sheikh, confirmou as cinco mortes. Alguns dos feridos transferidos para a unidade de saúde estão em estado grave, conforme relatado pelo chefe do departamento à CNN e à AFP. Segundo a CBS News, pelo menos dois meninos estavam entre os falecidos, enquanto os feridos têm idades variando entre 30 e 50 anos.
PROBLEMA NOS PARAQUEDAS: O incidente teria ocorrido devido a problemas nos paraquedas de algumas remessas, resultando na queda das caixas sobre as pessoas que aguardavam para receber a ajuda humanitária. Mohammed al-Ghoul relatou à AFP que ele e seu irmão estavam acompanhando um dos paraquedas na esperança de obter "um pacote de farinha".
Então, de repente, o paraquedas não abriu e [o carregamento] caiu como um foguete no chão de uma das casas — disse o homem de 50 anos. — Dez minutos depois, vi pessoas transferindo três mártires e outros feridos que estavam no terraço da casa onde os pacotes de ajuda caíram.
VÍDEOS CIRCULANDO NA INTERNET: Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver os pacotes caindo velozmente no solo, com os paraquedas inúteis balançando acima. O gabinete de comunicação do governo de Gaza, controlado pelo Hamas desde 2007, disse que os lançamentos aéreos eram "fúteis" e "não eram a melhor maneira de a ajuda entrar".