Cineasta que escalou o Monte Everest cinco vezes é encontrado morto

O norte-americano David Breashears tinha 68 anos e conquistou feitos importantes na carreira

Cineasta que escalou o Monte Everest cinco vezes é encontrado morto | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O cineasta, alpinista e escritor David Breashears faleceu aos 68 anos em Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele ficou famoso por realizar cinco ascensões ao Monte Everest, incluindo uma delas enquanto carregava uma câmera IMAX para produzir um documentário sobre a jornada, em 1998. 

Conforme a AP, Ellen Golbranson, representante de David, confirmou a trágica notícia. O documentarista foi descoberto inconsciente em sua residência em Marblehead na quinta-feira, dia 14. Ela disse que David morreu de causas naturais, mas “a causa exata da morte permanece desconhecida neste momento”. 

1º AMERICANO A ALCANÇAR O TOPO MAIS DE UMA VEZ: Em 1985, ele se tornou o primeiro americano a alcançar o topo do Everest mais de uma vez. “Ele combinou sua paixão pela escalada e pela fotografia para se tornar um dos cineastas de aventura mais admirados do mundo”, disse a família em comunicado enviado à imprensa internacional.

FUNDOU ORGANIZAÇÃO: Em 2007, David Breashears fundou a GlacierWorks, que se descreve no Facebook como uma organização sem fins lucrativos que “expõe as mudanças nas geleiras do Himalaia por meio da arte, da ciência e da aventura”. “Com o GlacierWorks, ele usou sua experiência em escalada e fotografia para criar registros únicos que revelam os efeitos dramáticos das mudanças climáticas na histórica cordilheira”, explicou a família. 

TRANSMISSÃO DE IMAGENS AO VIVO: Em 1983, David Breashears foi responsável pela transmissão das primeiras imagens televisivas ao vivo do cume do Everest. Entre suas produções cinematográficas, destacam-se filmes como 'Ice Climb' (1993) e 'Everest' (1998).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES