Vários aeroportos do norte da Itália tiveram de ser fechados neste domingo (9) por conta da presença de cinzas do vulcão islandês no espaço aéreo.
O bloqueio de voos começou às 8h locais (3h de Brasília) e deve durar até as 14h (9h de Brasília), segundo as autoridades.
Estão fechados os aeroportos de Linate e Malpensa, em Milão, além dos de Bérgamo, Turim, Gênova, Bolonha, Verona, Pisa e Florença.
O fechamento não afeta o espaço aéreo na parte leste do país. Os aeroportos de Veneza, Triste e Rimini seguem abertos.
As autoridades informaram que a nuvem deve ficar sobre território italiano até o final da tarde. Depois, ela deve seguir para os Bálcãs, Grécia, Alemanha e Áustria.
Na Espanha, os aeroportos do norte e do noroeste, incluindo o de Barcelona, reabriram neste domingo (9), depois de terem ficado fechados no sábado por conta da presença .
O fechamento complicou os planos de viagem de cerca de 40 mil passageiros e forçou o governo a reforçar outros meios de transporte, como os trens.
Também houve cancelamentos em Portugal, onde o aeroporto do Porto ficou fechado, e 20 voos foram cancelados na França.
As autoridades francesas de aviação civil não previam grandes perturbações para este domingo. No entanto, a companhia de baixo custo Ryanair decidiu anular os voos com partida e chegada em Marselha, e a Easyjet fez o mesmo com os voos em Nice, no sul da França.
Voos entre Europa e América do Norte tiveram de mudar de rota e sofreram atrasos no sábado.
Não houve reflexos no Brasil.