Cerca de 2,5 milhões de fiéis tomaram as ruas do Centro de Belém, capital do Pará, neste domingo (9). A Grande Procissão do Círio 2022, com o tema “Maria, Mãe e Mestra”, emocionou religiosos e turistas. A 230ª edição do Círio de Nazaré homenageou a padroeira da Amazônia e marca o retorno da grande romaria, que não acontecia de forma presencial há dois anos em razão da pandemia da Covid-19.
Ao todo, foram mais de cinco horas de romaria. O percurso, de 3,6 km, saiu da Catedral de Belém às 7h, após uma missa celebrada por Dom Alberto Taveiro Corrêa, o Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará. Então a procissão foi para a Basílica Santuário e percorreu o Centro Histórico de Belém, passando pelo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Praça da República e outros locais turísticos.
Às 12h20, uma grande missa de encerramento da grande procissão aconteceu na Praça Santuário. A cerimônia contou com a celebração de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará.
Com 14 carros, o Círio de Nazaré tem o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este ano o Carro da Saúde veio para homenager o padre Santo Antônio Maria Zaccaria, médico e religioso, além de um agradecimento aos profissionais da saúde que atuaram na pandemia.
ntegram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, os quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré, e a novidade, o Carro da Saúde.