A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou processo seletivo para preenchimento de 705 vagas para ingresso nos Cursos Técnicos dos Colégios Técnicos da instituição.
Serão ofertados Cursos Técnicos concomitantes com o Ensino Médio (para candidatos com o Ensino Fundamental concluído) e Cursos Técnicos subsequentes (para candidatos com o Ensino Médio concluído) nas cidades de Teresina, Floriano e Bom Jesus.
Segundo a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Virgínia Muniz, este ano o Colégio Técnico de Teresina ofertará pela primeira vez o Curso Técnico em Informática concomitante ao Ensino Médio.
Confira os cursos ofertados em cada Colégio Técnico:
Colégio Técnico de Teresina (CTT) - 270 vagas:
- Técnico em Agropecuária (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);
- Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);
- Técnico em Agente Comunitário (subsequente).
Colégio Técnico de Floriano (CTF) - 220 vagas:
- Técnico em Enfermagem (subsequente);
- Técnico em Agropecuária (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);
- Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio e subsequente).
Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) - 215 vagas:
- Técnico em Enfermagem (subsequente);
- Técnico em Agropecuária (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);
- Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio e subsequente).
Como se inscrever?
As inscrições estão abertas e seguem até as 23h59min do dia 05 de dezembro de 2022, devendo ser feitas exclusivamente pelo site www.ufpi.br/copese.
Processo de seleção
A seleção será feita considerando o rendimento das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática constantes no Histórico Escolar ou equivalente e de acordo com as notas inseridas pelo candidato em local próprio no formulário eletrônico de inscrição.
A Superintendente destaca, ainda, que ao finalizar o curso, o aluno está capacitado com todas as habilidades técnicas para ingressar no mercado de trabalho.
“O curso técnico é uma porta, uma oportunidade para os alunos que precisam ingressar no mercado de trabalho mais cedo. Outra vantagem é que durante os nossos cursos os alunos realizam muitas pesquisas. Nós temos alunos que fazem parte do PIBIC, do PIBIC-EM, da Iniciação Científica, e eles pesquisam no mesmo nível dos alunos da graduação. Então, quando eles finalizam o curso técnico e querem ingressar em uma graduação, já estão munidos também de habilidades acadêmicas”, afirma, ressaltando que este ano o CTT ofertou pela primeira vez o curso superior de Tecnólogo em Agroecologia, com ingresso pelo SISU e início das aulas neste próximo semestre letivo.