Conforme a Defesa Civil, ondas de até 5 metros devem ser registradas no Litoral de Santa Catarina, a partir desta terça-feira (17). Deve haver risco de ressaca principalmente nesta quarta-feira (18) e na quinta (19). O fenômeno é consequência da aproximação de um ciclone extratropical.
O órgão monitor das ações climáticas emitiu alerta para a agitação do mar. Além da ocorrência do ciclone, a lua cheia propicia as condições marítimas mais intensas com maiores ondas.
No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas podem ter picos de 5 metros. Já no Litoral Norte, as ondas esperadas podem chegar a até 2,5 metros.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em casos de maré alta a população tome alguns cuidados como evitar banho no mar e esportes náuticos. Confira:
- Evite a navegação e a atividade de pesca;
- Evite banho de mar ou esportes náuticos;
- Evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas atinjam a ciclovia;
- Proteja embarcações e apetrechos de pesca e maricultura;
- Ter atenção para estruturas e vias em regiões onde pode ocorrer erosão.
Morro das Pedras é monitorado
Região que sofre com a erosão, o Morro das Pedras, em Florianópolis, é monitorado pela Defesa Civil do município. Na manhã desta terça, equipes estiveram no local para avaliar a situação.
Conforme Alexandre João Vieira, gerente de operações do órgão, no momento não há risco de erosão no local neste momento. Os técnicos seguem avaliando a condição do local.
No ano passado, 14 moradores foram notificados por risco de desabamentos em função da erosão provocada pela ressaca. Uma contenção foi montada pelos moradores para impedir a ação do mar.