Com impulso do streaming, Brasil fica em 9º em ranking fonográfico

Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo

Com impulso do streaming, Brasil fica em 9º em ranking fonográfico | Foto de Rawpixel/Freepik Geral
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Impulsionado pelo streaming (tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo), o Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. No ano passado, o mercado fonográfico brasileiro teve faturamento de R$ 2,864 bilhões, com aumento de 13,4%, em comparação ao ano anterior.

SOBRE O RELATÓRIO: Os dados estão em relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país. O resultado obtido no ano passado mais do que triplica o faturamento do mercado fonográfico nacional nos últimos seis anos.  

BRASIL SE DESTACANDO: Há sete anos consecutivos, o Brasil aparece no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. O crescimento brasileiro em 2023 supera a expansão do mercado global (10,2%), cuja receita atingiu US$ 28,6 bilhões no período e que também foi influenciado pelo streaming.

O QUE DISSE O PRESIDENTE DA PRO-MÚSICA? O presidente da Pro-Música, Paulo Rosa, disse que o crescimento observado no Brasil é um fato a ser comemorado e um sinal de que o país continua sendo um mercado muito importante para a música, principalmente a música brasileira. O relatório aponta que, dentre as 200 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil em 2023, a música brasileira teve participação de 93,5%.

AMÉRICA LATINA: Paulo Rosa comentou que, também há bastante tempo, os países da América Latina, que engloba México, América Central e América do Sul, de uma forma geral, crescem acima da média mundial. Isso ocorre, segundo o presidente da Pro-Música, porque esses mercados latino-americanos, desde a metade para o final da década de 1990 e, principalmente nos primeiros anos da década de 2000, foram muito afetados pela pirataria de CDs. 

(Com informações da Agência Brasil)

Veja a lista das dez mais tocadas:

MúsicaArtista
LeãoMarília Mendonça
2ª Nosso QuadroAgroPlay & Ana Castela
3ª Erro Gostoso (Ao Vivo)Simone Mendes
4ª Bombonzinho (Ao Vivo)Israel & Rodolffo, Ana Castela
5ª Seu Brilho Sumiu (Ao Vivo)Israel & Rodolffo, Mari Fernandez
6ª Oi Balde (Ao Vivo)Zé Neto & Cristiano
7ª Lapada Dela (Ao Vivo)Grupo Menos É Mais & Matheus Fernandes
8ª Tá OkDennis & Mc Kevin o Chris
9ª Traumatizei (Ao Vivo)Henrique & Juliano
10ª Duas TrêsGuilherme & Benuto, Ana Castela & Adriano Rhod
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES