Após o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, decidir voltar atrás e decretar ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março para os servidores públicos municipais, o Sindicato Comerciário de Teresina decidiu que o comércio do centro e dos bairros ficará fechado nos dias 28 de fevereiro 1° de março reabrindo no dia 02 quarta feira meio dia, com jornada de 4 horas por cada comerciário.
Em nota, a prefeitura informou que a decisão foi tomada após uma reunião com o Comitê de Operações Emergenciais. O Governo do Estado comunicou, na terça-feira (22), que também dará ponto facultativo aos servidores estaduais.
Na última sexta-feira (18), o sindicato havia anunciado que as lojas do Centro, bairros e shoppings funcionariam normalmente durante o período carnavalesco, mas acabou voltando atrás após novo decreto da prefeitura.
As medidas tomadas pelos poderes públicos estadual e municipal acontecem mesmo com a proibição de realização de festividades e demais eventos públicos e privados, de pré-carnaval ou carnaval, em razão da pandemia da Covid-19.