Flash do Repórter Vanderson de Paulo
Com a intensidade das chuvas que caíram nesta quinta-feira (29), e com a proximidade do período de chuvas, vários pontos de alagamentos em bairros da Zona Leste foram registrados. A situação mais crítica fica entre as Avenidas Nossa Senhora de Fátima, Dom Severino e Elias João Tajra.
As Avenidas Nossa Senhora de Fátima na altura da Universidade Federal do Piauí, esteve com duas faixas alagadas na manhã desta quinta-feira (29) e quase ficou intrafegável. No cruzamento das avenidas Homero Castelo Branco e Joquei Club as vias também ficaram alagadas. Em outras ruas, no bairro Morada do Sol, São Cristóvão e Jóquei sofrem com a força das águas o que pode até causar prejuízos para os moradores.
O comerciante Valdinei Vieira, 35 anos, trabalha numa mercearia em frente a um dos pontos de alagamento na Avenida. Ele disse que a obra de rebaixamento na região não surtiu muito efeito porque os alagamentos continuam ocorrendo.
“As chuvas nem começaram direito e muitas vezes já entra água aqui. A obra feita nese ponto não teve muita solução. Se tiver clientes no estabelecimento, temos que deixar baixar a água da chuva que escorre nesse ponto para poder sair”, comentou.
O gerente de uma drogaria que não quis se identificar, afirmou que no cruzamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima com Avenia Elias João Tajra é o de mair estado de atenção.
“A água chega bem próximo da farmácia. No momento tivemos que construir uma proteção e deixar o piso da drogaria na parte um pouco mais alta para conter as águas, o que já vem resolvendo. Agora, diferentes lojas que estão no ponto mais baixo da rua, com certeza a água vai entrar”, relata.
Os motoristas também estão tendo dificuldades para trafegar pela região. Para evitar os pontos e os riscos de buracos, muitos evitam trafegar pelas vias alagadas e buscam vias alternativas.
Teresina entra em estado de atenção para alagamentos e a região sofre com acúmulo de água nesse período. A Defesa Civil de Teresina afirmou que mantém o monitoramento de zonas de risco e irá agir em caso de necessidade.