A previsão do tempo indica mais chuva para os 224 municípios piauienses nas próximas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o território do estado está sob “perigo”, com possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h e de até 100 mm/dia. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (21) e a notificação é válida até às 10h de quarta (22).
O alerta laranja significa, de acordo com órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, “risco de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores”. No município de Barras, no Norte piauiense, foi decretada situação de emergência após o Rio Marathaoan, cujas águas banham o município, atingir nível de alerta.
Segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o rio Marathaoan está na cota 3,97m e deve ter elevação no nível nas próximas 8 horas. A profundidade do rio está 22cm abaixo da cota de inundação.
O rio Longá, em Esperantina, atingiu cota de inundação (7,40m) na manhã de ontem e chegou a um máximo de 7,41m, mas está em processo de recessão e tem cota atual de 7,13m, 27 cm abaixo da cota de inundação. A prefeitura da cidade informou que 10 famílias ribeirinhas tiveram que sair de casa em razão de inundações. Cerca de 35 pessoas foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais. A secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil do Piauí seguem monitorando as áreas de risco.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em sua previsão de riscos geo-hidrológicos para esta quarta, “considera-se moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, especialmente inundação, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, nas mesorregiões Norte Maranhense, Leste Maranhense, Norte Piauiense e Centro-Norte Piauiense, que podem contribuir para elevação dos níveis já altos dos Rios Itapecuru e Parnaíba”.
Ainda conforme o Cemaden, também é moderada a possibilidade de ocorrência de alagamentos e enxurradas, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte.