Com valor histórico, 1º lote do Imposto de Renda 2024 será pago hoje

O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada a partir da meia-noite de hoje

Cédulas de real | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Hoje, a Receita Federal paga o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, coincidindo com o último dia para a entrega das declarações deste ano. O valor pago, R$ 9,5 bilhões, é o maior da história e será depositado na conta de 5,5 milhões de contribuintes. 

O valor da restituição será depositado na conta indicada pelo contribuinte durante a entrega da declaração ou na chave PIX fornecida a partir da meia-noite de hoje. Se o depósito não ocorrer conforme o esperado, os valores podem ser resgatados no Banco do Brasil em até um ano. 

Nesse caso, o contribuinte tem a opção de reagendar o crédito dos valores através do Portal do Banco do Brasil, acessível pelo endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).

QUEM RECEBE NO 1º LOTE?

Devido à tragédia decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita Federal incluiu os residentes gaúchos no grupo prioritário para o recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024. Além disso, o prazo de entrega da declaração foi prorrogado para os moradores das cidades afetadas até 31 de agosto. Os primeiros a receberem a restituição do Imposto de Renda são os contribuintes pertencentes ao grupo prioritário.

  • 258.877 Contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
  • 2.595.933 Pessoas com mais 60 anos;
  • 162.902 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 1.105.772 Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 886.260 mil moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes
  • 787.747 pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

Após o atendimento das prioridades legais, as restituições serão distribuídas conforme as opções selecionadas pelos contribuintes. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via PIX, desde que o mesmo seja o CPF, até 15 de maio, também serão priorizados.

Posteriormente, a ordem de restituição será determinada pela data de envio da declaração. Quem a submeteu primeiro, receberá a restituição primeiro. Confira abaixo o calendário completo de restituição do Imposto de Renda 2024.

COMO CONSULTAR A RESTITUIÇÃO?

Para verificar se receberá a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar este link, inserir CPF, ano do exercício (2024) e data de nascimento. Se a mensagem for "Enviado para crédito no banco", o pagamento está a caminho. Caso seja "Declaração Processada e em Fila para Restituição", aguarde os próximos lotes. Consultas detalhadas podem ser feitas no portal e-Cac, incluindo pendências e status na 'malha fina'.

CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO

  • 1º lote de restituição - pagamento em 31 de maio
  • 2º lote de restituição - pagamento em 28 de junho
  • 3º lote de restituição - pagamento em 31 de julho
  • 4º lote de restituição - pagamento em 30 de agosto
  • 5º lote de restituição - pagamento em 30 de setembro
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES