Comércio de Teresina vai funcionar nove horas por dia, diz Robert Rios

Com exclusividade, o secretário adiantou em entrevista à Rede Meio Norte que o comércio de Teresina terá 9 horas de funcionamento e cada lojista escolherá seu horário.

nm | nm
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Equipes do governo municipal e representantes da Procuradoria Geral da capital estão reunidos na Prefeitura de Teresina para definir os detalhes do decreto do município, que deve sair ainda nesta sexta-feira (29).  A intenção é flexibilizar as medidas restritivas já impostas pelo decreto estadual, como horários de funcionamento do comércio, shoppings, além da permissão de música ambiente e ao vivo em bares e restaurantes. Outro ponto acertado foi a ampliação da fiscalização para o cumprimento do decreto. 

A reunião é comandada pelo Secretário de Finanças e vice-prefeito de Teresina, Robert Rios. Em entrevista à Rede Meio Norte, Robert disse que o decreto já está sendo finalizado e que foi produzido com muito cuidado, para que não prejudique ninguém. “Está quase concluído o decreto. Nós não vamos proibir que feche bares, restaurantes e casas de eventos, mas também não vamos liberar à vontade. Teremos limite de tempo e espaço e tomaremos os cuidados como manda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Não vamos prejudicar os comerciantes e os músicos”, esclareceu. 

Com exclusividade, o secretário adiantou na entrevista que o comércio de Teresina terá 9 horas de funcionamento e cada lojista escolherá seu horário. “Não precisa que todos comerciantes abram e fechem no mesmo horário. Comércios diferentes podem funcionar em horários diferentes”, disse. 

Em relação aos músicos, Robert Rios disse que o decreto não afetará seus trabalhos. “Eles vivem disso. O que vai ser proibido é balada. Isso é um risco à saúde pública. O nosso decreto não é muito diferente do do governador. Ele inspirou o do município. Estamos cumprindo em parte e faremos um decreto que não prejudique a saúde do povo de Teresina, mas um decreto também que não prejudique o comerciante e não prejudique o músico. Nós não precisamos matar o boi para acabar com o carrapato”, finalizou.  

O Secretário de Comunicação Lucas Pereira confirmou ao repórter Efrém Ribeiro que bares e restaurantes teresinenses funcionarão até às 23 horas, com música ao vivo ou música ambiente. No entanto, os frequentadores deverão ficar sentados.

O que diz o Sindilojas

O Meionorte.com ouviu o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, em relação a flexibilização anunciada pelo Secretário de Finanças da capital. Para ele, sendo dessa forma, é um contexto positivo para os lojistas. 

“Se for realmente essa situação, é uma situação positiva, pois era o que a gente estava pedindo ontem na reunião com ele. Tenho que ver se teria limitação de horário. Estávamos pedindo que a gente fosse até às 21 horas, para poder ter um melhor atendimento. Abriria mais tarde  e esticaria mais um pouco. Se tiver essa flexibilização, vai ser bom”, afirmou. 

Presidente do Sindilojas em reunião na Prefeitura de Teresina (Reprodução/ Semcom)

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES